Vacinação contra Covid é ampliada para crianças a partir de 5 anos com comorbidade ou deficiência em Porto Alegre

Imunização segue disponível para o público infantil em sete pontos nesta sexta-feira

Foto: Rádio Guaíba

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre volta a ampliar, nesta sexta-feira, o público infantil apto a receber a vacina contra o cornavírus. Conforme a pasta, crianças de 5 e 6 anos cfom comorbidade ou deficiência permanente também poderão buscar a imunização. Até esta quarta, a faixa era de sete a 11 anos, para esse grupo. A vacinação de indígenas, quilombolas e autistas, de cinco a 11 anos, também segue mantida.

Ainda conforme a SMS, a vacinação infantil segue disponível em sete unidades, das 8h às 17h: Chácara da Fumaça, Clínica da Família IAPI, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Moab Caldas, Nova Brasília, Santa Marta e Santo Alfredo.

Já a vacinação para a população acima de 12 anos ocorre, nesta sexta, em 42 locais: Shopping João Pessoa e 41 unidades de saúde – sete delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza).

Documentação

Para receber o imunizante, é preciso que pai, mãe ou responsável pela criança apresentem documento de identidade e comprovante da condição de saúde, no caso de comorbidade ou deficiência. Ainda segundo a SMS, os pais devem estar presentes no momento da vacinação ou enviar autorização assinada.

Dose de reforço

Primeiras, segundas, terceiras e quartas doses podem ser encontradas em todos os pontos, exceto as segundas doses da Coronavac, em 15 deles, e as segundas doses da Janssen, em oito (veja locais e endereços abaixo).

Podem fazer a dose de reforço vacinados com a primeira dose de Janssen até 21 de novembro (dois meses) e vacinados com a segunda dose dos demais imunizantes até 21 de setembro (quatro meses). Já a quarta dose fica disponível para imunossuprimidos acima de 18 anos vacinados com a terceira dose até 21 de setembro (quatro meses).

Consulte locais e endereços de vacinação em Porto Alegre