SP descarta que criança tenha passado mal por causa de vacina

Governo estadual informou ter sido constatada doença congênita em garota que sofreu parada cardíaca horas após ser imunizada

Foto: Alina Souza/CP

O governo de São Paulo descartou, nesta quinta-feira, que a garota de 10 anos que sofreu uma parada cardíaca horas após ser imunizada contra a Covid-19, no município de Lençóis Paulista, tenha passado mal por causa da vacina. O caso levou a prefeitura local a suspender a vacinação.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Jean Gorichteyn, em contato com o hospital onde a criança é atendida, em Botucatu, as autoridades estaduais tomaram conhecimento de que ela porta uma doença cardíaca rara e congênita. Não se tratou, portanto, de um evento adverso, segundo Gorichteyn.

O secretário explica que os próprios pais da criança desconheciam a doença. Dez especialistas, segundo ele, se debruçaram sobre o tema desde o anúncio do caso pelo município, na quarta-feira.

“Vacinas são seguras e protegem contra o coronavírus e, inclusive, contra a variante Ômicron. É fundamental que os pais levem seus filhos para ser vacinados”, disse.

“Continuamos vacinando as crianças com mais de 5 anos. Não podemos esquecer que essas crianças estarão retomando as atividades escolares. E nós precisamos protegê-las. “Continua se consagrando a importância da vacinação nesse grupo etário”, disse.

Suspensão

O prefeito de Lençois Paulista, Anderson Prado de Lima (DEM), mantém os sete dias de suspensão da campanha, por livre demanda. A assessoria afirmou, nesta quinta, que a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos prossegue apenas, por agendamento, através da Central Saúde (0800 2691 120), até segunda-feira. Na terça, a imunização deve ser retomada, normalmente, na unidade de saúde da família Maria Cristina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.