RS vai ter o décimo dia com marcas de 40ºC nesta sexta-feira

Uruguaiana, na fronteira Oeste, registrou hoje 42,1ºC, a segunda mais alta de toda a série histórica, que começou em 1912

Foto: CP

O Rio Grande do Sul vai ter, nesta sexta, o décimo dia seguido com máxima na casa de 40ºC. O dia promete mais uma jornada tórrida e escaldante, em que as marcas podem chegar a 43ºC em cidades do Noroeste e da fronteira Oeste.

Máximas acima de 40ºC também podem ser esperadas em outras regiões, como o Centro do Estado e os Vales. O sol aparece com nuvens, mas o forte aquecimento provoca pancadas localizadas de chuva, da tarde para a noite, e que, muito isoladamente, podem vir com temporal. Segue a sensação de abafamento e enorme desconforto.

As mínimas partem de 17ºC, em Vacaria, e de 23ºC no Chuí. Já as máximas podem chegar a 42ºC em Uruguaiana e 43ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, a temperatura varia de 24ºC a 37ºC. No litoral Norte, a previsão é de marcas entre 23ºC e 33ºC.

Recordes

O calor extremo não para de bater recordes históricos no Rio Grande do Sul. Desde a semana passada, o estado alcança máximas poucas vezes vistas ou recordes em vários municípios – dessa vez em Uruguaiana.

A temperatura máxima na estação do Instituto Nacional de Meteorologia na cidade da Fronteira Oeste chegou a 42,1ºC, a segunda mais alta de toda a série histórica, que começou em 1912. Por pouco, a marca não igualou o recorde absoluto de 42,2ºC, de 1986.

O Inmet registrou, ainda durante a quinta-feira, 40,9ºC em São Luiz Gonzaga, 40,8ºC em Alegrete e 40,6ºC em Quaraí. Foi o nono dia em que a temperatura atingiu os 40ºC no Rio Grande do Sul na rede do órgão federal.

As máximas só não foram mais altas na região Metropolitana pela abundante nebulosidade em parte do dia. Na Serra, apesar da altitude, algumas estações registraram mais calor que a Grande Porto Alegre. Conforme o Inmet, as máximas foram de 38,1ºC em Serafina Correa e de 35,2ºC em Bento Gonçalves.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile