Índice de confiança da indústria gaúcha é a pior em cinco anos, revela Fiergs

Foto: FCA/Divulgação

Com uma pequena elevação de 0,2 ponto, o Índice de Confiança do Empresário Industrial gaúcho (ICEI-RS), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) nessa quinta-feira, 20, chegou a 58,7 em janeiro de 2022, revelando uma quase estabilidade na comparação com dezembro de 2021, mas também de otimismo pelo resultado acima dos 50 pontos. Entretanto, o ICEI-RS de janeiro é o menor em um início de ano desde 2017, quando foi de 51,7 pontos.

“As dificuldades ainda presentes na cadeia de suprimentos e as consequentes pressões nos custos de produção, o ciclo de alta dos juros e a inflação elevada ajudam explicar o menor nível de confiança na comparação com os anos anteriores, juntamente com a estiagem e o aumento de casos de Covid-19”, explica o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, ressaltando que a confiança sinaliza a continuidade da trajetória positiva da indústria gaúcha para os próximos meses.

O Índice de Condições Atuais do ICEI-RS subiu 1,6 ponto ante dezembro de 2021, atingindo 54,7 em janeiro. Acima de 50 indica que os empresários gaúchos percebem melhora nas condições dos negócios. O Índice de Condições da Economia Brasileira também cresceu de 47,9, em dezembro, para 49,8 pontos, em janeiro. O resultado, muito próximo dos 50, demonstra que a economia brasileira parou de piorar.

As expectativas da indústria gaúcha para os próximos seis meses permanecem positivas na pesquisa realizada entre 3 e 14 de janeiro, e sem grandes alterações na comparação com dezembro. O Índice de Expectativas recuou de 61,2 para 60,7 pontos no período. Acima de 50, segue revelando otimismo.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile