Elza Soares vai ter parte do velório aberta ao público, no Rio

Cantora, que morreu aos 91 anos, vai ser velada no Theatro Municipal, a partir das 8h desta sexta

Foto: Reprodução/Twitter

O corpo da cantora e compositora Elza Soares, que morreu na tarde desta quinta-feira, aos 91 anos, vai ser velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nesta sexta. Das 8h às 10h, a cerimônia vai ser restrita e, das 10h às 14, aberta ao público.

Em nota, a assessoria do Theatro também informou que o translado para o cemitério Jardim da Saudade de Sulacap vai ser feito em um carro do Corpo de Bombeiros, com trajeto passando pela avenida Atlântica, na zona Sul. O enterro volta a ser fechado, para amigos e familiares.

Na história como uma das maiores cantoras do Brasil, Elza morreu de causas naturais, em casa, exatamente 39 anos após o ex-marido, o jogador de futebol Mané Garrincha.

A Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de samba de coração da cantora, anunciou três dias de luto e cancelou o ensaio do próximo sábado. Em 2020, o samba enredo da agremiação, “Elza Deusa Soares”, homenageou a artista.

A cantora Maria Rita chamou a morte de Elza de “perda facilmente estimável”. “Uma perda facilmente estimável: descansa uma das maiores do nosso país, representante da resistência e resiliência de seu povo. Dona Elza, missão cumprida! E agora começa a nossa missão: celebrá-la sempre! Que seja recebida em festa, essa incrível mulher de Luz…!”.

A sambista Leci Brandão afirmou que Elza é uma referência como artista e mulher. “Quanta tristeza! A nossa DIVA Elza Soares fez sua passagem hoje. A Voz do Milênio, Elza é uma referência de mulher, artista e ser humano. Elza é eterna! Eu agradeço por sua passagem iluminada nesse mundo. Que Olorum a receba em festa…”.

Já Caetano Veloso chamou Elza de “uma concentração extraordinária de energia e talento no organismo da cultura brasileira”. Gal Costa postou o trecho de um show onde ela e Elza cantaram abraçadas, dividindo o palco. O rapper Mano Brown disse: “A voz do milênio, vá em paz Elza Soares”.

Também rapper, Emicida agradeceu a Elza e postou uma foto com a cantora. “Obrigado por ser imensa. E através da sua imensidão ensinar que é sempre tempo de brilhar! Obrigado pelo respeito, carinho e risadas. Cada encontro foi único. Que a terra lhe seja leve, Elza Soares. Que o universo receba com luz e festa a voz do milênio!”, disse.

O músico Lobão, que conheceu Elza ainda na década de 1980 e sempre mostrou carinho, admiração e amizade pela cantora em livros e entrevistas, também se manifestou. “Acabo de receber uma notícia simplesmente devastadora: minha madrinha, minha amiga, uma das maiores cantoras do mundo, Elza Soares nos deixou hoje”.

“Dura na queda, nos ensinou a levantar a cabeça a cada tombo e depois seguir”, postou a atriz Taís Araújo, que interpretou Elza no cinema.

O Flamengo, clube de coração de Elza, também lamentou a morte da cantora. O clube, nas condolências, lembrou a coincidência nas datas da morte de Elza e Garrincha.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, decretou luto oficial de três dias na capital fluminense. O governador de São Paulo, João Dória, também prestou solidariedade a todos que sofrem com a notícia.