Elza Soares: em redes sociais, fãs, famosos e amigos se despedem da artista

Ícone da música brasileira morreu aos 91 anos, nesta quinta-feira

Foto: Divulgação

A notícia da morte de Elza Soares abalou fãs, famosos e amigos da artista. Não por acaso, foram inúmeras as homenagens e mensagens em redes sociais lamentando a partida da cantora, uma das mais importantes da história da música brasileira.

“Meu Deus… Eterna!”, escreveu a cantora pop Luísa Sonza. “Uma perda facilmente estimável: descansa uma das maiores do nosso país, representante da resistência e resiliência de seu povo. Dona Elza, missão cumprida! E agora começa a nossa missão: celebrá-la sempre! Que seja recebida em festa, essa incrível mulher de Luz…!”, disse a também cantora Maria Rita.

O sambista Zeca Pagodinho também se manifestou sobre a morte de Elza: “Descanse em paz, Elza Soares. O mundo do samba, e de toda a música brasileira, te agradece e reverência pela sua vida e sua arte!”

“Elza, Elza, Elza. Só lágrimas neste momento. Tanto que queria falar e agradecer mas não há palavras suficientes que possam expressar o tanto que sinto com sua partida. Obrigado por inspirar tanto e por não se calar nunca. Obrigado Deusa maior”, postou o ator Lázaro Ramos. A cantora e compositora Zélia Duncan disse: “Elza Soares se foi, no mesmo dia de Garrincha… chove tão forte lá fora não há gota que não sinta”.

O humorista Paulo Vieira lamentou a morte: “Luto pela minha amiga, minha rainha, dona dos áudios mais lindos, do axé mais gostoso, essa entidade que eu tive a honra de dizer tantas vezes que amava. Elza Soares encantou”. “Deusa Elza Soares. Descanse em paz. Obrigada por tanto”, postou a chef de cozinha Paola Carosella.

“Uma perda pra arte, para os movimentos sociais e para a história do país. Descanse, Elza. Você foi e sempre será imensa. Rainha pra sempre”, disse Paolla Oliveira. A filósofa Djamila Ribeiro escreveu: “Elza, eterna. Gratidão por tudo”.

“Elza transcendeu a condição de cantora para ser uma ativista das mulheres negras, da favela. Ela deixa um legado não só na música, mas principalmente no social. Vivemos em um país que teve mais tempo de escravidão do que democracia. Ela foi um ícone desta luta das camadas mais baixas da sociedade”, afirmou o cantor Dudu Nobre.

O ator Marcelo Medici também lamentou a partida de Elza e a exaltou: “Uma das maiores cantoras do mundo”. “Eu te amo eternamente”, declarou a funkeira Tati Quebra Barraco no Instagram.

O apresentador Reinaldo Gottino lembrou-se de um encontro recente que teve com a artista, ícone da música. “Estive com a Elza Soares em 2018 na Record junto com Gilberto Gil e outros nomes da música brasileira. Foi um dia especial. Triste demais. Adeus, Elza Soares!”, lamentou.

Elza morreu aos 91 anos, na tarde desta quinta-feira, em casa, no Rio de Janeiro. “É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, informou um comunicado postado pela família no perfil oficial da artista.