Clima preocupa maioria dos empresários brasileiros

Foto Mark Garten/ONU

As mudanças climáticas não impactam e preocupam apenas o cidadão comum. A maioria dos executivos brasileiros, 63%, acredita que as mudanças climáticas devem impactar a venda de produtos e serviços já em 2022. Foram ouvidos mais 4,4 mil executivos em 89 países entre outubro e novembro do ano passado.

Essa preocupação foi manifestada na 25ª edição da pesquisa CEO Survey feita pela empresa de consultoria PwC. E isso, claro, vai afetar a vida das organizações, segundo 45% do empresariado, como aumento de capital, enquanto 39% temem pela interferência do clima no desenvolvimento de produtos e serviços.

O alerta é que a preocupação com os efeitos da crise climática nos próximos 12 meses é maior entre os empresários brasileiros, aponta a pesquisa. Mas não apenas isso. As lideranças empresariais nacionais demonstraram preocupação com ameaças ao crescimento da empresa a partir da instabilidade macroeconômica (69%), riscos cibernéticos (50%), desigualdade social (38%), mudanças climáticas (36%), riscos à saúde (32%) e conflitos geopolíticos (21%).