Variante Ômicron ganha terreno e já concentra 72% dos casos de Covid no mundo

Relatório semanal da Organização Mundial da Saúde mostra que, de 405 mil amostras investigadas, 291 mil eram da nova cepa

Foto: NIAID/Abr

A variante Ômicron do coronavírus está presente em 71,9% dos casos testados nos últimos 30 dias pela rede global de laboratórios Gisaid, informou, nesta quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) por meio do relatório epidemiológico semanal.

Entre as 405 mil amostras analisadas, a Ômicron aparece em 291 mil. Já a Delta, a mais presente em grande parte da pandemia em 2021, consta em 28% dos testes (113 mil). Outras variantes que a OMS designou como “de preocupação”, como Alfa e Gama, representaram menos de 0,1%.

A cepa que surgiu pela primeira vez na África do Sul causa um número recorde de infecções em todo o mundo, embora isso não tenha sido acompanhado por uma curva de mortes mais acentuada.

A organização, no entanto, mantém alertas e recomendações para que se evite o contágio pelo coronavírus, já que o aumento exponencial dos casos de Covid-19 na maioria das regiões vem intensificando a pressão sobre centros de saúde.

*Com informações da Agência EFE