Monitor da FGV revela alta de 1,8% do PIB em novembro

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,8% em novembro comparado com outubro. A informação é do Monitor do PIB, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Na comparação com novembro de 2020, a atividade econômica teve expansão de 2,2% em novembro de 2021.

Conforme os dados, a economia brasileira em novembro reverteu a trajetória de queda e estagnação que vinha sendo mantida desde abril de 2021. Em nota oficial, a FGV aponta que todos os componentes de demanda, pela série mensal ajustada, se mostraram positivos com destaque para a Formação Bruta de Capital Fixo, com seus 3 elementos crescendo fortemente, destacando-se a construção.

Pelo levantamento, o consumo das famílias, componente com maior participação na demanda, também cresceu, com destaque para os serviços, graças à ampliação da vacinação. Pelo lado da oferta, todos os componentes de serviços foram positivos em comparação ao mês anterior, esse comportamento se mantém na análise mensal interanual, excetuando o comércio.

Já o segmento industrial registrou resultado positivo puxado pela forte reação da indústria de transformação, enquanto a agropecuária apresentou forte queda.