Calor tórrido persiste no RS e pode bater recordes no fim de semana

Nesta quinta, setores muito localizados podem ter temporais fortes de vento e granizo

Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória

O sol aparece com nuvens, nesta quinta-feira, em todo o Rio Grande do Sul. A massa de ar extremamente quente que cobre o Sul do país leva a mais um dia de temperatura muito acima do normal, com marcas ao redor ou acima de 40ºC em muitas cidades, como nos Vales e na Grande Porto Alegre.

No Noroeste, marcas extraordinariamente altas devem se repetir. Com o forte aquecimento, nuvens vão se formar e da tarde para a noite pancadas isoladas de chuva atingem diversas regiões. Setores muito localizados podem ter temporais fortes de vento e granizo.

As mínimas partem de 18ºC em São José dos Ausentes e de 23ºC em Bagé. Já as máximas podem chegar a 40ºC em Uruguaiana e a 43ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, previsão de marcas entre 24ºC e 38ºC. No litoral Norte, a temperatura varia de 23ºC a 33ºC.

Bolha de calor deve se intensificar

A MetSul Meteorologia adverte que a bolha de calor instalada sobre o Rio Grande do Sul há mais de uma semana deve se intensificar nos próximos dias, com uma escalada na temperatura que leva grande parte das regiões a ter máximas ao redor ou acima dos 40ºC no fim de semana.

Em alguns municípios, as máximas podem chegar a 45ºC, valor mais comum no Oriente Médio no verão. Mesmo pontos da Serra podem ter 40ºC. Com isso, múltiplos recordes de máximas vão cair e o recorde estadual oficial de calor pode ser batido.