Rio Grande do Sul recebe segundo lote de vacinas pediátricas contra a Covid-19

Estado teve acesso a mais 59,1 mil doses na fórmula da Pfizer/BioNTech

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul recebeu, na madrugada desta terça-feira (18), o segundo lote de vacinas pediátricas contra a Covid-19. Desta vez, o cronograma definido pelo Ministério da Saúde foi cumprido à risca, fazendo com que as 59,1 mil doses do imunizante da Pfizer fossem desembarcados por volta da 0h45min.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a carga passou por uma revisão ainda na pista do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, tendo sido encaminhada posteriormente à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi). A data de distribuição do lote aos municípios ainda não foi definida.

Ao todo, 118,2 mil vacinas pediátricas contra a Covid-19 já estão em território gaúcho. No entanto, nenhuma delas foi aplicada. Isso porque o Governo do Estado, em conjunto com as prefeituras, optou por dar início à campanha de imunização das crianças de 5 a 11 anos somente na quarta-feira, após a preparação das salas de vacinação.

Nesta terça, a SES pretende concluir a distribuição do primeiro lote – que vai contemplar todas os 497 municípios gaúchos, ainda que com um contingente pouco expressivo de doses. Porto Alegre teve acesso ao maior contingente, com 6480 doses, seguida de Caxias do Sul (2460), Canoas (1760), Pelotas (1530) e Gravataí (1430).