Porto Alegre vacina com quarta dose os indivíduos imunocomprometidos

A vacinação acontece em 43 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

A Prefeitura de Porto Alegre iniciou nesta terça-feira a aplicação da quarta dose para todos os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos vacinados com a terceira dose há pelo menos quatro meses (18 de setembro). A vacinação acontece em 43 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa.

“Não tive Covid-19 até agora, pois não tiro a máscara, lavo sempre as mãos e respeito as regras de distanciamento”, dizia a aposentada Nara Ivani da Silva, de 58 anos, enquanto aguardava para receber a terceira dose da imunização na fila da Unidade de Saúde Santa Marta, localizada no Centro Histórico.

A também aposentada Neiva Beatriz, 57, era outra que não conheceu os dissabores da doença até agora. “Mas meu marido teve e ficou mal. E perdi ainda duas cunhadas e uma comadre para o vírus”, lamentava. Conforme relata, na época em que o marido se contaminou, sequer havia vacinas disponíveis para a população. “Lembro que ele ficou muito mal, mas não houve necessidade de levá-lo para o hospital”, explicou.

A enfermeira Lia Trajano detalhou que na Unidade de Saúde Santa Marta, 168 pessoas foram atendidas até as 11h20min desta terça-feira. “Está sendo um dia bem intenso, quase não tivemos interrupções de procura. Até o fim do dia, deveremos atender umas 500 pessoas”, estimava.

Para receber a vacina, imunossuprimidos devem apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das três doses e comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação. Segundo o Ministério da Saúde, a quarta dose ainda não está disponível para os demais públicos.