“Foi um evento que extrapolou”, descreve coordenador da Defesa Civil sobre temporal que atingiu Guaíba

Coronel Júlio Rocha Lopes afirmou que órgão segue mobilizado para minimizar os estragos no município após vendaval e chuva torrencial nessa segunda-feira

Guaíba decretou situação de emergência por conta de forte temporal | Foto: Mauro Schaefer/CP

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Júlio Rocha Lopes, classificou o temporal que atingiu o município de Guaíba, na Região Metropolitana, nessa segunda-feira, como um evento “atípico e que acabou extrapolando”. Em entrevista ao Esfera Pública, da Rádio Guaíba, nesta terça-feira, Rocha Lopes afirmou que o órgão atua em conjunto com a prefeitura para minimizar os estragos provocado pelas chuvas.

“Todas as equipes desde as 17h estávamos lá ontem. Entregamos já mais de 5 mil m² de lona de forma emergencial para as pessoas que tiveram suas casas destelhadas pudessem cobrir suas residências. E hoje pela manhã tivemos uma reunião com vários participantes da prefeitura municipal, dos agentes públicos municipais e estaduais, além de entidades públicas e privadas para traçarmos uma linha de ação para mitigar os estragos”, destacou, que também informou que, segundo o último levantamento, 2,5 mil residências foram destelhadas em função do vendaval.

Em relação ao alerta emitido ao município de Guaíba e região Metropolitana, o coronel salientou que os eventos climáticos são monitorados 24 horas por dias através da sala de situação do órgão. Nessa segunda, inclusive, a Defesa Civil chegou a emitir Três alertas para área.

“Foi um evento que extrapolou, principalmente no bairro Cohab e Santa Rita. Mas os alertas eles se dão, principalmente os meteorológicos se dão neste sentido. Os meteorologistas nos alertam por algum evento adverso foram da normalidade e nós avisamos os municípios e as pessoas com cadastro na Defesa Civil”, explicou o coronel.

Para obter cadastro no sistema do órgão, basta mandar o seu CEP via SMS para o número 40199.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile