Covid-19: ato no Centro de Saúde Santa Marta marca início da vacinação infantil nesta quarta

Crianças serão recebidas com diversas atividades lúdicas, antes e após a vacina

Foto: Alina Souza / CP

Um ato para marcar o início da imunização de crianças será realizado pela prefeitura nesta quarta-feira, às 10h, no Centro de Saúde Santa Marta (Rua Cap. Montanha, 27 – Centro Histórico). As crianças serão recebidas com diversas atividades lúdicas, antes e após a vacina. Haverá distribuição de brindes e brincadeiras.

Nesta quarta, poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 crianças de dez e 11 anos com comorbidades e com deficiência permanente, indígenas e quilombolas de cinco a 11 anos. Para receber a primeira dose da vacina pediátrica da Pfizer – a segunda será administrada em um intervalo de oito semanas – os pais ou responsáveis pelas crianças deverão fazer a comprovação da condição de saúde (exceto Síndrome de Down) e apresentar documento de identidade do responsável e da criança.

Comprovação
Para comprovação de comorbidades e doenças crônicas será necessário apresentar receita, laudo de exame, relatório/laudo médico, que tenha descrito a comorbidade/condição crônica conforme lista incluída no Quadro 1 da NT. Em relação a prazo, qualquer documento que comprove um diagnóstico em que não há cura conhecida pode ser válido independente da sua data. O documento será retido no local de vacinação.

Já para comprovar deficiência, servirão como comprovante laudo médico, cartões de gratuidade no transporte público, documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência, documento oficial de identidade com a indicação da deficiência. O documento é válido independente da sua data. Também vale como comprovação o Prontuário Eletrônico (E-SUS PEC). Nesse caso, não há necessidade de apresentação de outros laudos ou documentos.

Cronograma
Seguindo orientação do Ministério da Saúde, o primeiro público contemplado com a vacina pediátrica da Pfizer é o das crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades (como diabetes, hipertensão, asma ou meninos e meninas imunossuprimidos) ou com deficiência permanente. Fazem parte do segundo grupo as crianças indígenas e quilombolas; e do terceiro, as crianças que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19. No quarto e último grupo, foram postas as crianças sem comorbidades por ordem decrescente de faixa etária.

Locais de vacinação, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira:
Unidade de Saúde Chácara da Fumaça: avenida Estrada Martim Félix Berta, 2432 – Mário Quintana
Centro de Saúde IAPI: rua Valentim Vicentini, 110 – Passo d’Areia (nos fundos da Unidade)
Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes – avenida João Antônio Silveira, 3300 – Restinga
Unidade de Saúde Moab Caldas: avenida Moab Caldas, 400 – Santa Tereza
Unidade de Saúde Nova Brasília: rua Vieira da Silva, 1016 – Sarandi
Unidade de Saúde Santa Marta : rua Cap. Montanha, 27 – 1° andar – Centro Histórico
Unidade de Saúde Santo Alfredo: rua Santo Alfredo, 37 – São José

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile