Temporal derruba árvores e destelha casas na região dos Vales

Cidades de São Sebastião do Caí, Portão e Novo Hamburgo registraram ocorrências devido aos fortes ventos e chuva na tarde deste domingo

Foto: Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Cai / Reprodução Facebook

O temporal da tarde deste domingo causou estragos em cidades do Rio Grande do Sul. Municípios dos Vales do Sinos, do Caí e do Paranhana registraram queda de árvores, postes e destelhamentos de residências. A chuva aliada aos fortes ventos duraram poucos minutos e foram suficientes para causar transtornos aos moradores.

Em Portão, cerca de 15 ocorrências foram registradas entre queda de árvores, fios de alta tensão e casas destelhadas. Um homem ficou ferido após ser atingido por parte de um telhado. Em São Sebastião do Caí, segundo o Corpo de Bombeiros, atendimentos foram realizados nos bairros Vila Rica, Conceição e Angico. Já em Novo Hamburgo, os bombeiros atenderam chamados de árvores caídas e destelhamentos. Não há registro de pessoas desabrigadas ou desalojadas nessas regiões.

O temporal causou falta de energia elétrica em dezenas de cidades. No domingo à noite, 273 mil chegaram a estar afetados pelo problema, somando os dados da CEEE Equatorial e RGE. Na atualização da manhã desta segunda-feira, 142 mil pessoas ainda seguiam sem luz no Estado.

Porto Alegre

Em Porto Alegre, a chuva também deixou milhares de consumidores sem luz e houve registro de queda de árvores e transtornos aos moradores. Em decorrência da falta de luz, uma estação do Dmae ainda está recuperando o nível do reservatório para voltar a bombear água. Com isso, o abastecimento está sendo afetado para parte dos bairros São José, Vila São Guilherme e 1° de Setembro. A previsão do Dmae é que o sistema esteja normalizado ao longo do dia.

A queda de uma árvore próxima a Unidade de Saúde Vila Jardim, na zona Norte da Capital,  deixa a região sem energia. O atendimento no posto de saúde está suspenso. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é buscar atendimento na Unidade de Saúde Mato Sampaio ou aguardar retorno da luz, previsto para o meio da tarde desta segunda.