Guaíba decreta emergência, cria comitê de crise e suspeita de tornado

Município alega não ter sido notificado em tempo hábil pela Defesa Civil estadual

Forte temporal atingiu a cidade de Guaíba na tarde desta segunda-feira. Foto: Maurício Teixeira/Twitter/Divulgação

Os temporais que atingiram a capital e a região Metropolitana, na tarde desta segunda-feira, destelharam estruturas e deixaram desalojados e desabrigados em Guaíba, onde a prefeitura decretou situação de emergência. O município suspeita da ocorrência de um tornado e alega não ter sido notificado em tempo hábil pela Defesa Civil estadual, que emitiu um alerta para a Grande Porto Alegre no início da tarde.

Antes mesmo da entrada da cidade, um galpão teve o telhado totalmente revirado. Na BR-116, árvores caíram sobre o acostamento e parte da pista, entre Guaíba e Eldorado do Sul. Três caminhões tombaram com a força do vento. Postes de energia também foram ao chão.

Na escola estadual de ensino fundamental Carmen Alice Laviaguerre, a maior de Guaíba, localizada no bairro Cohab Santa Rita, telhas, madeira e vidro se espalharam pelo pátio e os arredores do estabelecimento, que teve quase toda a cobertura perdida.

Na mesma região, parte da Igreja Batista Betel desabou. Casas sofreram danos e destelhamento, forçando famílias a buscar abrigo com parentes, amigos e no albergue municipal. A prefeitura recebeu mais de mil pedidos de telhas e lonas, mas não recebeu informações de feridos até o momento.

A prefeita em exercício, Cláudia Jardim, montou um comitê de crise e estabeleceu um plano de ação emergencial. Equipes das Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Mobilidade Urbana e Segurança Comunitária atenderam as comunidades até o fim da noite, devendo retomar o mutirão às 7h desta terça.

A prefeitura divulgou, ainda, um número de WhatsApp de plantão: 99631.9678.