Governo antecipa chegada de 1,8 milhão de doses infantis contra a Covid-19

Segundo ministério, lotes previstos para o dia 27 devem estar no país no dia 24

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

O Ministério da Saúde anunciou que o governo federal conseguiu antecipar em três dias a chegada de 1,8 milhão de doses da vacina pediátrica da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. Segundo o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, as vacinas que tinham chegada prevista para o dia 27 devem ser entregues na segunda-feira que vem, 24.

“Ganhamos três dias e vamos seguir firmes com a campanha de vacinação”, escreveu o secretário-executivo em uma rede social, nesta segunda-feira.

Até o momento, o Brasil recebeu da Pfizer 2,4 milhões de doses infantis do imunizante contra a Covid-19. As vacinas foram entregues na quinta-feira e nesse domingo.

De acordo com Rodrigo Cruz, no início de fevereiro, o Brasil deve receber um novo carregamento. Segundo ele, a previsão é de que essas vacinas cheguem no dia 3. “Depois desse terceiro lote, aguardamos uma nova remessa no início de fevereiro, mais 1,8 milhão de doses para imunizar a faixa etária de 5 a 11 anos”, disse.

Após o anúncio na rede social, o secretário-executivo conversou com jornalistas em frente ao Ministério da Saúde e revelou que a pasta negocia com a Pfizer/BioNTech novas antecipações. “A gente trata isso diariamente com o laboratório. É uma luta do ministério e da Pfizer Brasil para uma melhor alocação para o país para impulsionar o calendário de vacinação”, destacou.

Pedido do Butantan
A campanha de vacinação em crianças de 5 a 11 anos de idade teve início na sexta-feira. Até o momento, apenas a vacina produzida pela Pfizer/BioNTech está autorizada a ser aplicada no público infantil, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estuda um pedido do Instituto Butantan para o uso da CoronaVac em crianças e adolescentes de forma emergencial.

Nesta segunda, a agência se reuniu com especialistas do Butantan para analisar as documentações apresentadas pelo instituto.

Segundo a Anvisa, por se tratar de uma solicitação de autorização de uso emergencial, a decisão é tomada pela Diretoria Colegiada, com base em subsídios apresentados pela Gerência-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos e pela Gerência de Farmacovigilância (GFARM). Cada diretor vai elaborar o voto e, caso haja maioria simples para a aprovação, o uso emergencial vai ser concedido.

Sobre a possibilidade de uso da CoronaVac, Rodrigo Cruz comentou que, caso a Anvisa autorize o uso da vacina, o ministério já dispõe de algumas doses do imunizante no centro de distribuição de Guarulhos que podem ser enviadas aos estados e municípios de forma imediata.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile