Dark web tem dados de 227 mil cartões de crédito de brasileiros

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Existem informações de 4 milhões de cartões de crédito à venda na dark web, o coletivo oculto de sites da Internet, pertencentes a cidadãos de 140 países. Os dados fazem parte de uma pesquisa da NordVPN, empresa especialista em cibersegurança, ao apontar que 227 mil pertence a consumidores brasileiros. O preço médio para compra dos cartões é de US$ 9,70 – os brasileiros saem por US$ 6,54.

No ranking, os países mais afetados foram os Estados Unidos, com mais de 1,5 milhão de cartões, seguido da Austrália, com quase 420 mil. Em relação aos brasileiros, a maioria (mais de 137 mil) dos cartões são da bandeira Mastercard, Visa (mais de 79 mil) e Elo (um pouco mais de 6 mil). O índice de risco brasileiro foi estimado em 0,39.

O país mais vulnerável foi Hong Kong, com um risco máximo possível de 1. O segundo mais vulnerável foi a Austrália (0,85), seguida da Nova Zelândia, com uma pontuação de 0,8. A menor pontuação de vulnerabilidade foi de 0, e apenas a um país foi atribuído esse valor — os Países Baixos.

Os índices de risco para todos os outros países podem ser encontrados em: https://nordvpn.com/research-lab/payment-card-details-theft/