Vacinas pediátricas anti-Covid começam a ser distribuídas aos municípios a partir desta segunda no RS

O quantitativo de doses de cada município será divulgado no início desta semana

Foto: Sebastien Bozon/Correio do Povo

O primeiro lote com 59 mil doses para o público de cinco a 11 anos chegou ao Rio Grande do Sul na última sexta-feira. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), as doses passaram por processo de estabilização e separação durante o final de semana, e serão distribuídas as cidades a partir desta segunda-feira.

Ainda conforme o órgão, o quantitativo de doses que cada município irá receber será divulgado a partir desta segunda. O Estado deve ser o último no país a realizar a imunização, que começa na quarta-feira.

Cronograma

Vale destacar que os primeiros vacinados serão os 96.427 meninos e meninas com alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunidade comprometida. As 862.747 crianças sem comorbidades compõem o próximo grupo e a imunização delas também poderá começar neste mês, com a primeira dose aplicada para quem tem 11 anos, conforme cronograma. Já a imunização de crianças indígenas e quilombolas ocorrerá de acordo com orientação futura do Ministério da Saúde.

Em fevereiro, deverá iniciar a vacinação dos meninos e meninas de dez e nove anos, e em março, de quem tem oito anos. Para as outras idades, a secretaria aguarda a previsão de remessas de imunizantes pelo órgão federal.

Locais

A aplicação ocorrerá em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. Em Porto Alegre, a imunização ocorrerá em sete pontos.

Caso aconteçam eventos adversos após a vacinação, eles precisarão ser notificados no e-SUS Notifica, sistema de registro do Ministério da Saúde.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile