Onda de calor provoca temperaturas históricas no RS

Termômetros marcaram 40,3ºC em Porto Alegre

Foto: Alina Souza / CP Memória

Com a onda de calor que atingiu o Estado durante todo fim de semana, diversas cidades registraram temperaturas acima de 40°C. De acordo com a Metsul Meteorologia, alguns municípios gaúchos já registravam temperaturas elevadas desde o começo do dia. A temperatura passou de 42ºC nos vales do Rio Pardo e do Taquari e, em Porto Alegre, e chegou a 40,3ºC no quarto dia mais quente da história da Capital gaúcha desde o começo das medições em 1910.

Em Uruguaiana, na Fronteira-Oeste, às 14h, os termômetros marcavam 41,3°C. Outros municípios também registraram temperaturas acima de 40°C: Lajeado (41,1°C), no Vale do Taquari, Teutônia (41,1°C), na região Central, Feliz (40,6°C), no Vale do Caí, Santa Cruz do Sul (40,4°C), no Vale do Rio Pardo. A meteorologista Estael Sias, da Metsul Meteorologia, explica que muitos municípios gaúchos ultrapassaram marcas de 40°C. “O calor foi mais generalizado. Tivemos mais de 40°C na Fronteira-Oeste, na região Central, no Vale do Taquari, no Vale do Sinos, no Vale do Rio Pardo. O calor de 40°C se amplificou para um número maior de cidades””, destaca.

Segundo a MetSul, a maioria dos dias da semana deve ter máximas de 35ºC a 38ºC em Porto Alegre com noites abafadas. A terça-feira pode ter máximas menores. Já o Oeste terá máximas perto ou ao redor dos 40ºC em quase todos os dias desta semana e a terça-feira pode interromper por um dia a sequência de dias tórridos na região que já dura uma semana. No Noroeste, por sua vez, a semana inteira terá máximas perto ou acima de 40ºC com intensificação do calor na sexta e no sábado, quando pode fazer entre 41ºC e 42ºC. “Vamos ter uma semana bem abafada ainda”, completa.

O sol forte, com termômetros de rua que ontem marcavam os 44ºC na Capital. Com a população em casa, o consumo aumentou e afetou as estações de bombeamento de água. Segundo o Dmae, o alto consumo provoca queda de luz ou problemas de tensão que podem paralisar os reservatórios e afetar a distribuição.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile