Onda de calor pode provocar queda de luz em estações de bombeamento de água na Capital

Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), sete estações registraram problemas de tensão na manhã deste domingo

água
Foto: Agência Brasil

A forte onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul já reflete em um dos principais serviços em Porto Alegre. Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), as altas temperaturas fizeram sete estações de tratamento de água registrar queda de energia ou problemas de tensão na manhã deste domingo, por conta do aumento do consumo de energia.

Ainda segundo o Dmae, as estações afetadas foram: São Manoel, Praça Moema, Manoel Elias III, Luzitana, Cristiano Fischer, São José e Jarpim Ipê. Ao todo, 29 bairros da Capital foram afetados. Contudo, desde o 12h, o serviço já está em normalização nestas áreas.

Para a parte da tarde, o alerta do Dmae segue válido, já que 38 localidades podem ser afetadas por conta do aumento do consumo de energia.

Diante deste cenário, equipes de plantão do órgão estão atuando em conjunto com a concessionária de energia para restabelecer o funcionamento de suas estações, caso afetadas.

Vale destacar que a parada de estações de bombeamento interrompe a distribuição, o que somado ao alto consumo de água causado por temperaturas que beiram os 40 graus pode ocasionar a falta de nível em reservatórios. Esses reservatórios necessitam de um nível mínimo para voltar a bombear e distribuir, o que poderá gerar faltas de água pontuais, principalmente nas áreas altas e pontas de rede dos sistemas.

Bairros afetados pela manhã

Espírito Santo, Praça Moema, Protásio Alves, Vila Laranjeiras, Morro Santana, Coronel Aparício Borges, Jardim Botânico, Partenon, Petrópolis, Santana, Santo Antônio, Auxiliadora, Bela Vista, Higienópolis, Passo d’Areia, São João, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Partenon, Jardim Ipê, São João, Vila João Pessoa, Intercap, Hospital Independência, Vila Campo da Tuca, Jardim Carvalho, Boa Vista, Colina do Prado e Jardim Ipê.

Bairros afetados parcialmente nesta tarde

Auxiliadora, Bela Vista, Higienópolis, Passo d’Areia, São João, Nossa Senhora das Graças, Vila Boa Vista, Colina do Prado, São José, São José Comunitária, Bom Jesus, Vila Jardim, Vila Fátima-Pinto, Praça Baltazar de Bem e Cefer II, Intercap, Vila João Pessoa, Coronel Aparício Borges, Agronomia, Jardim bento Gonçalves, Vila dos Sargentos, Vila Tijuca, Beco dos Marianos, Vila Grécia, Bom Jesus, Jardim Itu-Sabará e Carvalho, Vila Fátima-Pinto, Parque Morumbi, Chácara Margarita, Brasília, Cefer I e II, Coronel Aparício Borges, Menina Alvira, Vila São Guilherme e 1º de Setembro, Pitinga e estrada João Antônio da Silveira.