Busca por testagem para Covid-19 em Porto Alegre é calma no domingo

A média de atendimento tem sido de 60% de pessoas assintomáticas e 40% sintomáticas

Foto: Alina Souza/CP

Nove unidades de saúde (US) da Capital ofereceram testagem rápida de antígeno para Covid-19 neste domingo. Durante a manhã, a procura nos postos visitados pela reportagem do Correio do Povo era moderada. Os postos seguem abertos para testagem até as 16h.

Na US Navegantes, a dona de casa Maria Luísa Boscaini fez um teste rápido. “Meu filho e a namorada dele testaram positivo. Eles foram para a praia no fim do ano e já voltaram com sintomas”, contou. Maria não sentiu nenhum sintoma, mas foi fazer o teste por precaução. “Meu filho ficou em casa isolado, só vai voltar ao trabalho segunda. Se meu teste for positivo também terei que ficar isolada”, disse, apreensiva.

A gerente de unidade de saúde presente no Navegantes, Joana Marona, conta que ao abrir a unidade, às 9h, 20 pessoas aguardavam. “O fluxo está rápido, agora temos 27 pacientes, sendo que dez deles estão aguardando para fazer a coleta e os outros estão aguardando o resultado do teste. Estamos com uma equipe grande para que haja fluidez no atendimento”, garantiu. A gerente prevê que a procura será maior no turno da tarde.

Segundo a profissional da saúde, a média de atendimento tem sido de 60% de pessoas assintomáticas e 40% sintomáticas. “No sábado, aqui na US Navegantes, foram 254 pessoas atendidas, foram feitos 59 testes de tipo PCR e 118 testes rápidos. Desses 118, 49 eram positivos e 69 negativos”, relatou. O posto da Assis Brasil foi o que mais realizou testes rápidos, em Porto Alegre, no sábado. Foram 175 testes rápidos realizados, sendo 65 positivos. “Estamos chegando em uma fase de contágio muito rápido com a Ômicron, que tem uma virulência muito forte”, afirmou Marona.

A gerente garantiu que não há falta de testes no município. “O que acontece é que às vezes se esgota a capacidade de atendimento das unidades de saúde. O atendimento não é apenas a execução do teste, que apenas para o resultado leva 15 minutos, mas tem todo um processo de afastamento, receitas, todo um processo burocrático. E chega um momento em que não temos mais tempo para atender quem espera, cumprindo todos esses passos”, esclareceu.

Na US Morro Santana, o movimento também era moderado. A gerente da unidade, Janaína Pasquali, relatou que havia tempo de espera de cerca de 50 minutos para realização do teste rápido e de 15 minutos para realização do teste PCR. “Durante a semana estamos com uma procura bem grande, nos finais de semana diminui bastante. E esse domingo o movimento está menor do que no domingo anterior”, informou. Mirna Rosa era uma das que aguardava para a realização do teste rápido. “Estou há 15 minutos esperando, apenas. Procurei me testar, pois eu e meu companheiro estamos com sintomas gripais”, comentou.

Pasquali também relatou um alto número de resultados positivos na unidade: “quase 50% dos testes”. A gerente lembra que quem deve procurar as US para testagem são pessoas vacinadas sintomáticas e pessoas não vacinadas que tiveram contato com alguém contaminado, estejam elas sintomáticas ou não. “Quem tem o esquema vacinal completo e teve contato com alguém que testou positivo, se não tiver nenhum sintoma, não tem indicação para que venha testar em um primeiro momento. Apenas se apresentar sintomas”, instruiu. Ela ainda frisa que, apesar disso, é importante manter os cuidados: máscara, álcool em gel e distanciamento dos demais: “agir como se estivesse positivado”.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile