Porto Alegre tem movimento intenso, mas sem filas para vacinação contra a Covid-19

Amanhã não haverá aplicação de doses

| Foto: Maicon Duarte / Divulgação CP

Pessoas de faixas etárias distintas, saídas dos mais variados bairros e com históricos familiares diversos, mas unidas por um sentimento de alívio. Essa foi a tônica durante a vacinação contra a Covid-19 na manhã deste sábado em Porto Alegre. A imunização neste final de semana ocorre apenas no Shopping João Pessoa, até as 16h. Domingo não haverá aplicação de doses, que só estarão disponíveis na Capital novamente a partir de segunda-feira.

O movimento para quem buscava a primeira, segunda ou terceira dose da vacina pela manhã foi acentuado, mas a equipe de cerca de 25 profissionais de saúde conseguia dar vazão à demanda o que agilizou o serviço. Não havia muitas filas para ser atendido por um dos seis servidores que aplicavam o imunizante, apesar de alguns problemas relacionados ao sistema coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Sem as doses da vacina Oxford/AstraZeneca, as pessoas foram vacinadas com Coronavac, Pfizer e Janssen.

O professor Alberto Rocha, 48 anos, saiu feliz do shopping com sua dose de reforço. “Ah, era muito esperado, né?”, sorriu por baixo da máscara. Ele garante que, assim que as vacinas infantis forem disponibilizadas no Rio Grande do Sul, seus dois filhos, de cinco e oito anos de idade, vão se proteger contra o coronavírus. Segundo a SMS, a imunização para crianças de 5 a 11 anos começa na próxima quarta-feira, dia 19 de janeiro. Enquanto assistia a esposa completar o esquema vacinal,  o aposentado Geraldo Assis, 66 anos, tirava fotos do lado de fora do espaço dedicado às aplicações, em uma das entradas do shopping. “Só faltava ela na família. Agora, estou mais tranquilo”, dizia, orgulhoso, olhando a companheira Maristela ser atendida.

A primeira dose é oferecida para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Para receber a vacina, basta apresentar documento de identidade com CPF. A segunda dose está disponível para vacinados com Oxford/AstraZeneca e Pfizer até 20 de novembro (oito semanas) e Coronavac para vacinados até 18 de  dezembro (28 dias). Além do documento de identidade, é necessário levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. A dose de reforço da Pfizer é disponível para pessoas com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose de qualquer imunizante até 15 de setembro (quatro meses) e imunossuprimidos com a segunda aplicação até 18 de dezembro (28 dias).

Já a dose de reforço da Janssen estará disponível para pessoas vacinadas com a primeira dose do imunizante até 15 de novembro (dois meses). Para receber a terceira dose, é preciso apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. Imunossuprimidos devem apresentar também comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.