Estiagem já prejudicou 207 mil propriedades

Levantamento da Emater também indica que prejuízos são maiores nas regiões Norte e Noroeste e pode chegar a 60% na cultura do milho

Foto: Reprodução

Os efeitos da estiagem que assola o Rio Grande do Sul desde novembro do ano passado já foram sentidos em pelo menos 207 mil propriedades rurais de 8 mil localidades do Estado. Além de perdas nas lavouras, pastagens, pomares, hortas e na produção de leite, 10,5 mil famílias estão com dificuldades para ter acesso à água. Os dados são do primeiro Informe de Evento Adverso, divulgado ontem pela Emater/RS-Ascar. O boletim será atualizado semanalmente.

As novas informações mostram a evolução do quadro em apenas duas semanas. Em levantamento anterior, levado pela instituição a uma reunião de secretarias do governo do Estado em 3 de janeiro, o número de propriedades que enfrentavam algum tipo de problema em relação ao fenômeno era de 140 mil, entre as quais estavam 6 mil que apontavam insuficiência no abastecimeto de água.

Segundo a Emater, os dados foram consolidados a partir de informações dos extensionistas rurais das suas 12 regiões administrativas. Até a primeira quinzena de dezembro de 2021, os impactos da estiagem nas atividades agrícolas foram maiores nas regiões administrativas da Emater de Ijuí, Frederico Westphalen e Santa Rosa. A partir de então, os efeitos da estiagem avançam nas demais regiões do Estado.

O levantamento revela que 90,1 mil lavouras de soja sofram algum tipo de dano por falta de água e admite que o plantio pode ficar em 95% do que era estimado inicialmente por falta de condições de avançar em terra muito seca. As perdas estão estimadas entre 3% e 26,5% nas diferentes regionais da Emater.

No cultivo de milho, 77,1 mil plantações sofrem com a estiagem. Os prejuízos, que não são homogêneos, são maiores nas lavouras das regiões de Erechim, Frederico Westphalen, Ijuí, Passo Fundo, Santa Rosa e Soledade, onde podem chegar a 60% da produção estimada.

Em função dos impactos da estiagem, a Emater confirmou que vem sendo demandada para atendimento de inúmeras solicitações de comprovações de perdas nos cultivos que sofreram os maiores prejuízos. As regiões de maior incidência de comunicados são as de Ijuí, Santa Rosa e Frederico Westphalen. Além disso, há uma tendência crescente em Erechim e Passo Fundo.

Emergência em mais da metade dos municípios
O número de municípios gaúchos que decretaram situação de emergência chegou a 262 nesta sexta-feira, com a inclusão de mais 23 na relação feita pela Defesa Civil do Estado. Com isso, a medida foi adotada por mais da metade das prefeituras – 52,7% de um total de 497.

Dos decretos emitidos até ontem, 123 já foram homologados pelo governo gaúcho. Desse total, 60 municípios já tiveram o status de emergência reconhecido pela União e a partir de agora poderão solicitar recursos ao Ministério do Desenvolvimento Regional.