Primeiro lote de vacinas para crianças de cinco a 11 anos chega ao RS

Logística de envio de 59,1 mil doses da Pfizer precisou ser ajustada após caso de Covid-19 na tripulação de um voo

Foto: SES / Twitter / Reprodução / CP

Um lote com as primeiras 59,1 mil doses de vacinas para as crianças de cinco a 11 anos chegou, na tarde desta sexta-feira, ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, após alterações de horário. Conforme o Palácio Piratini, a logística do envio precisou ser ajustada pelo Ministério da Saúde depois de registrados casos de Covid-19 na tripulação de um voo. A previsão é de que a vacinação infantil comece, simultaneamente, em todas as cidades gaúchas, na quarta-feira vem.

O esquema vacinal prevê duas doses da vacina Pfizer destinada ao grupo infantil, com intervalo de oito semanas (56 dias) entre as aplicações das doses. A tampa do frasco da vacina é de cor laranja, o que facilita a identificação.

Não foram definidas ainda as quantidades a serem destinadas a cada cidade. O repasse das vacinas vai ser feito entre segunda e terça-feira. As doses ainda devem ser separadas pela Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi). Até lá, os municípios trabalharão na estrutura das salas de vacinas para garantir a segurança das crianças e familiares.

Ordem de vacinação
O primeiro público contemplado com a vacina vai ser o de crianças entre cinco e 11 anos com comorbidades (como diabetes, hipertensão e asma, por exemplo), o de crianças imunossuprimidas e aquelas com alguma deficiência permanente. No segundo grupo, aparecem crianças indígenas e quilombolas, enquanto, do terceiro, fazem parte aquelas que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave da doença. As crianças sem comorbidades por ordem decrescente de faixa etária vêm apenas no quarto grupo.

No Rio Grande do Sul, 96,4 mil crianças fazem parte do grupo de comorbidades. “Na realidade, vacinar as crianças é tão importante quanto imunizar os adultos considerando que quanto mais pessoas vacinadas nós tivermos, maior a diminuição na proporção de vírus circulante”, explica a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Molina Bastos.

Os pais ou responsáveis deverão acompanhar a administração da vacina dos filhos durante o ato de imunização. Em caso de ausência, terão de fazer uma autorização por escrito. Também é preciso apresentar o documento de identidade da criança e do familiar ou responsável. Não é necessário possuir prescrição médica. Em Porto Alegre, sete pontos vão oferecer o imunizantes infantil.

“O vírus tende a pegar quem não está imunizado e pode sofrer mutações atingindo as crianças. As vacinas fazem com que esse público infantil não pegue e também ajuda a proteger quem está perto das crianças”, observou o enfermeiro da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) Leonardo Rodrigues.

Antecipação
O Ministério da Saúde antecipou junto à farmacêutica Pfizer um novo lote com 1,2 milhão de doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19. A previsão é que a nova remessa chegue ao Brasil no domingo. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, confirmou a informação em redes sociais, nesta sexta-feira.