HPS de Porto Alegre restringe visitas a partir desta sexta-feira

A visita será permitida a apenas uma pessoa por paciente, no turno da manhã

Foto: Joel Vargas / PMPA

O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) está restringindo as visitas a partir desta sexta-feira (14). O motivo é o aumento da circulação da variante Ômicron na cidade: “Essa variante é altamente transmissível. Precisamos proteger os nossos pacientes e também as nossas equipes”, explica a diretora da instituição, Tatiana Breyer.

A visita será permitida a apenas uma pessoa por paciente, no turno da manhã. Já os pacientes da UTI Pediátrica poderão ter um acompanhante 24 horas por dia. A medida segue por tempo indeterminado.

Outras instituições da Capital tomaram a mesma decisão:

GHC

Também a partir desta sexta-feira, o Grupo Hospitalar Conceição suspendeu as visitas a pacientes devido ao avanço da variante Ômicron. A medida é válida por tempo indeterminado e afeta todas as alas dos hospitais Nossa Senhora da Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina. As únicas exceções à regra são os acompanhantes que permanecerão tendo acesso às unidades, conforme previsto pela Constituição.

Divina Providência

O Hospital Divina Providência suspendeu nessa quinta-feira as visitas aos pacientes internados na instituição. No local, somente serão autorizadas as trocas de acompanhantes, uma vez por turno, das 6h às 20h. Para nascimentos e cirurgias, somente um acompanhante poderá estar presente.

Santa Casa

Na Santa Casa, a medida já está em vigor, por prazo indeterminado, atingindo ambulatórios e unidades de internação. Contudo, nos locais serão permitidos acompanhantes, conforme prescrição médica ou necessidade. Já nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), as visitas seguem permitidas, seguindo todos os protocolos de segurança.

Independência

No Hospital Independência, na zona Leste, as visitas também foram suspensas na última quarta. Na casa de saúde, que pertence à rede Divina Providência, só poderão permanecer acompanhantes para pacientes em casos previstos em lei: menores de 18 anos, idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

Moinhos de Vento

O Hospital Moinhos de Vento comunicou no início desta semana as restrições a visitas e no acesso à casa de saúde. A instituição liberou a entrada apenas de acompanhantes durante o dia e restringiu as visitas sociais a um visitante por paciente. Todos devem usar a máscara cirúrgica e seguir as recomendações de higiene de mãos enquanto estiverem no hospital. Nas unidades Covid e OncoHematológica, as visitas seguem suspensas, de acordo com a administração.

São Lucas da PUCRS

Já no Hospital São Lucas da PUCRS, a visita a pacientes segue sendo permitida com as mesmas restrições adotadas anteriormente. Na instituição, pacientes podem ter um acompanhante segundo orientação médica ou necessidade. Enquanto nas unidades com pacientes Covid-19 as visitas seguem restritas, nas UTIs, as visitas permanecem permitidas, seguindo protocolos de segurança, como uso de máscara, distanciamento e uso álcool gel.

Ernesto Dornelles

No Hospital Ernesto Dornelles não há restrições. O procedimento adotado pela instituição é que todos que circulam no hospital precisam apresentar comprovante de vacinação para que possam acompanhar pacientes nas unidades de internação. Caso o acompanhante não tenha feito a vacina por opção pessoal, deve apresentar o exame negativo para Covid.

Vila Nova

No Hospital Vila Nova, a decisão foi pela redução dos horários de visitação a pacientes. A medida começa a funcionar a partir desta sexta-feira (14). A unidade de internação poderá ser acessada das 20h30min às 21h; a UTI 01 das 11h30min às 12h (horário de informações médicas); a UTI 02 das 15h30min às 16h (horário de informações médicas); Emergência clínica das 11h às 11h30min (com informação médica – apenas para pacientes internados). A unidade Covid segue sem horário visita e autorização de acompanhante.