Brasil volta à lista dos dez países com mais casos novos de Covid-19

Com quase 98 mil novos registros nessa quinta, país está em sétimo no ranking e mais que dobrou o número semanal de infecções

Foto: Alina Souza/CP

Com a disparada das infecções desde a virada de ano, o Brasil voltou a ocupar o ranking dos dez países com mais atualizações de casos de Covid-19. Ao registrar quase 98 mil em 24 horas, nessa quinta, o país ficou na sétima posição internacional. Mesmo antes de encerrar a segunda semana epidemiológica de 2022, o total de novos registros já supera em mais de 50% o acumulado da semana anterior.

Entre 9 e 13 de janeiro, o país somou 315.392 novos casos, enquanto na primeira semana epidemiológica, foram 208.018. O aumento já chega a 52%, sem contabilizar dois dias faltantes para encerrar o acumulado. “O Brasil hoje se encontra em alerta de nível 3”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, em coletiva nesta sexta-feira.

O índice, como explicou Medeiros, significa que o país registrou de 151 a 499 casos por 100 mil habitantes em 14 dias. O pior patamar é o 4, quando a conta é de 500 infecções ou mais por 100 mil pessoas. Esse é o caso da Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Israel, Itália, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Suíça e Turquia.

Ainda assim, as atualizações brasileiras começaram a despontar novamente no cenário internacional. Somente Estados Unidos, França, Índia, Itália, Argentina e Reino Unido ficaram à frente do país em número de casos novos em 24h. Os técnicos do Ministério da Saúde atribuem a situação atual à transmissão comunitária da Ômicron. O Brasil já identificou 781 casos da cepa, sendo o 20º país com mais registros da variante.

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o descompasso entre o crescimento de casos e de mortes se dá graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19. “A expectativa é que não exista uma pressão tão grande no atendimento hospitalar e nas internações em terapia intensiva”, disse a jornalistas, nesta sexta.

Segundo a pasta, o país vacinou com as duas doses mais de 84% da população acima de 12 anos, e 20 milhões de doses de reforço foram aplicadas até o momento.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile