Porto Alegre vai ter sete pontos para vacinar crianças contra Covid-19 a partir de quarta

Primeiro grupo a ser vacinado é do de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

A Prefeitura de Porto Alegre divulgou, nesta quinta-feira, que a vacinação infantil contra a Covid-19 vai ser oferecida, em Porto Alegre, em sete unidades de saúde, a partir da quarta-feira que vem. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a imunização para crianças de 5 a 11 anos deve ser feita das 8h às 17h.

De acordo com a SMS, o esquema vacinal prevê duas doses da Pfizer adaptadas ao grupo infantil, com intervalo de oito semanas (56 dias). Em Porto Alegre, o público-alvo de crianças entre 5 e 11 anos – com e sem comorbidades – é de aproximadamente 120 mil pessoas.

Ordem de vacinação
Seguindo orientação do Ministério da Saúde, o primeiro público contemplado com a vacina pediátrica da Pfizer é o das crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades (como diabetes, hipertensão, asma ou meninos e meninas imunossuprimidos) ou com deficiência permanente.

Fazem parte do segundo grupo as crianças indígenas e quilombolas; e do terceiro, as crianças que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19. No quarto e último grupo, foram postas as crianças sem comorbidades por ordem decrescente de faixa etária. A documentação necessária para a comprovação deve ser divulgada na segunda-feira.

Autorização
Conforme a pasta, não vai ser cobrada prescrição médica. Os pais ou responsáveis devem acompanhar a administração. Caso isso não seja possível, terão de fazer uma autorização por escrito. Também vai ser preciso apresentar documento de identidade da criança e do familiar ou responsável.

Chegada das doses
A Secretaria informou que o primeiro lote de vacinas pediátricas contra Covid-19 deve chegar nesta sexta-feira ao Rio Grande do Sul. Já o processo de separação e distribuição para regiões e municípios ocorre entre sábado e terça-feira. O lote com 1,2 milhão de doses da Pfizer chegou ao Brasil na madrugada de hoje.

Confira os locais de vacinação:
Unidade de Saúde Chácara da Fumaça: Av. Estr. Martim Félix Berta, 2432 – Mário Quintana
Centro de Saúde IAPI – R. Três de Abril, 90 – Passo d’Areia
Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes – Av. João Antônio Silveira, 3300 – Restinga
Unidade de Saúde Moab Caldas: Av. Moab Caldas, 400 – Santa Tereza
Unidade de Saúde Nova Brasília: Rua Vieira da Silva, 1016 – Sarandi
Unidade de Saúde Santa Marta : R. Cap. Montanha, 27 – 1° andar – Centro Histórico
Unidade de Saúde Santo Alfredo: R. Santo Alfredo, 37 – São José

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile