Butiá, uma gostosura da estação!

"Este jornal vai ser feito para toda a massa, não para determinados indivíduos de uma facção". Foto: Arquivo CP

Quando começa a época de frutificação do butiá, uma palmeira nativa do Brasil associada à Mata Atlântica, a floresta ganha cor e vida e enche os olhos dos pássaros e da população, que adoram apreciar o sabor adocicado de seus frutos e suas castanhas.
No total, existem dezoito espécies do gênero Butia no Brasil. Em Santa Catarina, o Inventário Florístico Florestal apontou a ocorrência de duas espécies do gênero, Butia eriospatha (Mart. ex Drude) Becc na floresta ombrófila mista (floresta com araucárias) e Butia catarinensis Noblick & Lorenzi, endêmica da restinga do sul brasileiro, na floresta ombrófila densa.
A altura das palmeiras pode chegar a 6 m e seu diâmetro varia de 20 a 40 cm, elas têm folhas pinadas longas, com um pecíolo geralmente recoberto, na base, por delicados espinhos.
Os frutos são amarelos, comestíveis e muito apreciados localmente. Podem ser consumidos in natura ou na forma de sucos, geleias, adoçante de aguardente, sorvetes, iogurtes e bolos. No sul do Brasil, o butiazeiro também é usado em larga escala para paisagismo urbano.
Da semente, pode ser extraído óleo para uso culinário e a castanha do butia é muito apreciada principalmente por crianças. Seu estipe, de boa durabilidade, é usado em construções rústicas e as fibras das folhas, para a fabricação de chapéus, cestos, cordas e enchimentos de colchões e estofados.
Exigente na sua área de ocorrência é comum encontrar importantes exemplares da espécie associado aos campos do planalto catarinense, nos campos de palmas no PR e associado aos capões de mato da floresta com araucárias.
Diante da importância ecológica e econômica das espécies nativas da Mata Atlântica, estudos sobre o butiá e outras espécies como araçá, pitanga e uvaia foram iniciados no Rio Grande do Sul. A atenção especial para o butiá se relaciona também aos valores culturais associados pela população à palmeira.
Outro fato relevante sobre o butiá, é que devido ao desmatamento desenfreado ocorrido na Mata Atlântica em função da expansão agrícola, a espécie Butia eriospatha (Mart. ex Drude) Becc está oficialmente ameaçada de extinção.
Características
Nome científico:Butia sp.
Nome comum: butiazeiro, butiá ou macumá
Família: Arecaceae
Utilização: frutos são utilizados para consumo in natura ou em forma de sucos, geleias e bebidas alcoólicas. A espécie também é utilizada para paisagismo urbano.
Coleta de sementes: diretamente no pé.
Fruto: frutos pequenos, globosos e de coloração amarela.
Flor: Amarela.
Frutificação: Novembro a abril.
Floração: Outubro a Janeiro
Número de sementes por quilo: 200.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile