Novo indicador de aluguéis residenciais apresenta queda de 0,61% em 2021

Foto: Alina Souza / CP Memória

Os preços dos contratos de aluguéis residenciais recuaram 0,61% no acumulado de 2021. É o que aponta o novo indicador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), lançado nesta terça-feira, 11, o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Ivar) com dados de quatro capitais, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

O resultado, segundo técnicos da FGV, tem explicação na renegociação feita entre inquilinos e proprietários durante a pandemia, fruto da queda de renda do trabalho e o desemprego. Em Porto Alegre o indicador apresentou uma queda de 0,35% no acumulado do ano e alta de 0,43% em dezembro.

A pesquisa analisou 10 mil contratos por mês assinado nas capitais analisadas, sob intermediação de administradoras de imóveis. Os dados envolvem novos acordos e reajustes de locações. Há quem faça a projeção de que este indicador coloque fim ao IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) como indicador dos contratos de locação, e que acumulou uma alta de 17,78% nos 12 meses de 2021.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile