Bento Gonçalves decreta situação de emergência em virtude da estiagem

Emater estima prejuízo no setor primário de R$ 37 milhões, com perda de 20 a 25% da produção

Foto: Cotrijal / CP Memória

Segundo maior município da Serra, Bento Gonçalves também vai decretar situação de emergência por causa da estiagem. A falta de chuva regular, aliada às altas temperaturas das últimas semanas, vem causando prejuízo para a agricultura. A Emater estima perda no setor primário de R$ 37 milhões, com uma perda de 20 a 25% da produção. Foram afetados os cultivos de uva, pêssego, laranja, bergamota, ameixa, olerícolas e milho.

“O papel da Emater é de estar próximo auxiliando o produtor e também fornecendo embasamento técnico para que o poder público possa tomar decisões. Fizemos um levantamento junto aos produtores, cooperativas e agricultores para apresentar e referendar as informações”, destacou o chefe do escritório local da Emater Thompsson Didoné.

O decreto vai ser remetido para avaliação e homologação junto aos governos estadual e federal. Em caso de homologação do decreto, a Prefeitura pode encaminhar medidas para auxiliar os produtores. A Secretaria Municipal de Agricultura vem auxiliando os produtores com o envio de máquinas para abertura e limpeza de reservatórios e com o transporte de água para consumo animal e humano.