“No pior cenário”, país é capaz de dobrar leitos de UTI, diz Queiroga

Ministro citou redução de mortas, mas disse que é preciso esperar evolução para ter uma posição definida sobre variante ômicron

Foto: Walterson Rosa / MS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira (10) que o Brasil tem condições de oferecer o número necessário de leitos de UTIs caso a variante Ômicron da Covid-19 leve a um aumento das internações. “No pior cenário nós temos a capacidade de duplicar os leitos de terapia intensiva, se esse for o caso”, disse. Segundo Queiroga, antes da pandemia o país tinha 23 mil leitos de UTI disponíveis. No período de maior número de internações, esse número subiu para 43 mil.

“Ao longo no ano de 2021, sobretudo nos últimos seis meses, houve uma queda dos óbitos, importante, da ordem de 90%, naturalmente houve uma menor necessidade de leitos em UTI, e os próprios estados e municípios pediram a sua desabilitação”, afirmou o ministro.

Redução da quarentena

Marcelo Queiroga afirmou uma reunião deve ocorrer nesta segunda-feira para definir se o tempo de isolamento dos pacientes com a variante ômicron será reduzido de 10 para 5 dias. “Hoje teremos uma definição acerca da questão da quarentena, daqueles que contraem, por exemplo, a variante Ômicron, para encurtar esse período. A Secretaria de Vigilância e Saúde deve se reunir com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para a gente bater a posição final.”

O ministro chegou a dizer que um encontro com os chefes da Secovid (Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19) e da Secretaria de Vigilância Sanitária ocorreria na última sexta-feira (7) para tratar sobre o caso. “Se eu não me engano, o CDC [Centros de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos] já deu essa recomendação. O governo francês está, inclusive, autorizando profissionais de saúde que estão positivos a atender na linha de frente, por conta do número de casos. Então, isso está sendo analisado”, disse Queiroga na ocasião.

Na manhã desta segunda, o ministro também falou sobre a nova recomendação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), que autoriza a entrada no país de pessoas vindas de seis nações africanas, continente onde foram registrados os primeiros casos da variante Ômicron. As restrições foram impostas a passageiros da África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. Pela nova decisão, o ingresso no Brasil fica permitido desde que sejam atendidas as diretrizes definidas para os demais viajantes de procedência internacional.