Produção industrial brasileira acumula queda de 4% até novembro, diz IBGE

Indústria. Foto: Agência Brasil/Arquivo

A produção industrial brasileira manteve o desempenho fraco na metade do quarto trimestre ao registrar recuo inesperado em novembro, sem recuperar as perdas do período da pandemia. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção da indústria brasileira teve em novembro queda de 0,2%, o sexto resultado negativo e acumulando perdas de 4%. Na comparação com o mesmo mês de 2020, a produção recuou 4,4%.

O resultado reflete a falta de recuperação dos efeitos da pandemia, enfrentando um ano marcado por disrupções na cadeia de oferta global e falta de matéria-prima. A inflação e o desemprego elevados em um ambiente de taxas de juros altas também pesam sobre o cenário.

No mês de novembro, apesar do resultado negativo, entre as grandes categorias econômicas somente Bens de Capital teve perdas, de 3,0% sobre outubro, eliminando o avanço de 1,8% visto em outubro. A produção de Bens Intermediários ficou estável, assim como a de Bens de Consumo Semiduráveis e não Duráveis – elas respondem por 80% da média da indústria, de acordo com o IBGE.

O único crescimento aconteceu na produção de Bens de Consumo Duráveis, de 0,5%, após dez meses consecutivos de queda. Entre as atividades, as principais influências negativas vieram dos produtos de borracha e de material plástico (-4,8%) e metalurgia (-3,0%).