Porto Alegre: mortes e internações por Covid-19 não acompanham aumento de casos

Especialista atribui estabilidade dos números ao avanço da vacinação

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

O aumento na demanda por testes de Covid-19 e consultas relacionadas aos sintomas de síndromes gripais ainda não refletem nos números que indicam a gravidade da pandemia em Porto Alegre. Nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), por exemplo, o número de internados com coronavírus segue estável nesta quinta-feira (6). Dos 603 pacientes que estão nestes leitos, apenas 35 foram expostos ao SARS-Cov-2.

Há, ainda, 20 pessoas aguardando o resultado do exame de RT-PCR. O último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mostra que, entre os dias 29 de dezembro e 5 de janeiro, o número de internados nas UTIs em razão da Covid-19 caiu 16,6%. Antes, eram 36; enquanto isso, na última medição, foram registrados 30. O ritmo de novas internações e óbitos também permanece praticamente inalterado.


Nos primeiros cinco dias de 2022, 654 pessoas com sintomas de Covid-19 e Influenza – como febre, tosse e cansaço – foram atendidas na rede pública da Capita. Ainda conforme a SMS, outras 612 apresentavam outros problemas respiratórios. As longas filas registradas nos hospitais e Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) após o Réveillon se repetem nesta quarta – assim como a mobilização por testes nas farmácias da cidade.

Dados reforçam sucesso da vacinação

A campanha de vacinação contra a Covid-19, que está prestes a completar um ano em andamento, é apontada por especialistas como o diferencial entre a onda atual de contágio e as anteriores. Porto Alegre, que tem população estimada em 1.488.252 pessoas, já aplicou duas doses em 71,2% dos moradores. E ainda há avanços a serem feitos, tanto na dose de reforço quanto na imunização das crianças de 5 a 11 anos.

“A vacinação é a nossa melhor arma. É importante estarmos sempre ressaltando isso, além das medidas como o uso da máscara e o distanciamento interpessoal. A vacinação é muito importante. É fundamental que todo mundo busque a sua primeira, segunda, terceira dose para manter a carteirinha em dia”, ressalta a médica infectologista e epidemiologista Carina Guedes Ramos, do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

Hoje, Porto Alegre oferece a vacina contra a Covid-19 em 42 locais. O número de pontos de imunização foi reduzido em razão da suspensão da campanha nas farmácias, motivada pela preocupação com o grande número de pessoas circulando nestes locais em busca de teste. Sete unidades de saúde seguem abertas até às 21h: Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, Sãto Carlos e Tristeza.