Flurona: RS confirma primeiro caso de coinfecção por Covid-19 e Influenza A-H3N2

Paciente é um jovem de 21 anos, residente em Porto Alegre; ele está bem

Autoridades orientam para a importância do uso de máscaras e distanciamento social. Foto: CDC/Pexels/Reprodução

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou, nesta quarta-feira (5), o primeiro caso de coninfecção por Covid-19 e Influenza A H3N2 no Rio Grande do Sul. Segundo a pasta, o paciente é um morador de Porto Alegre, de 21 anos, que apresentou sintomas gripais leves no último dia 23 de dezembro. Ele não precisou ser hospitalizado.

Ele procurou uma unidade de saúde após apresentar febre e dores no corpo e na cabeça. A confirmação das infecções aconteceu cinco dias após a realização de exame RT-PCR. O paciente havia recebido apenas uma dose da vacina contra a Covid-19 (apesar de já ter direito a duas), e não se sabe se tomou o imunizante da gripe.

Desde o início de dezembro, 116 pessoas já foram diagnosticadas com a Influenza A-H3N2 no Estado. Duas delas, residentes de Porto Alegre e São Francisco de Paula, morreram em decorrência da doença. Atualmente, todos os casos de síndromes gripais são tratados como suspeitos de Covid-19 em razão das semelhanças entre os sintomas.

A orientação é de que as pessoas mantenham as medidas de prevenção às doenças respiratórias, dentre as quais destacam-se o uso de máscaras e a manutenção do distanciamento interpessoal. Também é fundamental que a população faça o teste, na rede pública ou privada, assim que os primeiros sintomas aparecerem.

Vacinação

A campanha de imunização contra a Covid-19 segue em andamento nos 497 municípios gaúchos. A maior parte deles já avança na aplicação da terceira dose. Todas as pessoas com mais 12 anos ou mais podem receber a vacina. Já a mobilização contra a gripe foi encerrada em julho, mas ainda há doses disponíveis na rede pública.

Esta não é a primeira vez que o Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) registra casos de codetecção com Influenza, embora isto ainda não tivesse ocorrido com o coronavírus. Os vírus sincicial respiratório ou adenovírus, por exemplo, são capazes de infectar uma pessoa já contaminada pelo microrganismo causador da gripes A-H3N2, H1N1 e B.