Fiergs revela que confiança do empresário gaúcho fechou positiva em 2021

Indústria. Foto: Agência Brasil/Arquivo

Depois de cair por três meses consecutivos, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) voltou a subir em dezembro comparado com o mês anterior, fechando 2021 de forma positiva. Os dados foram divulgados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), nessa quarta-feira, 5, apontando um crescimento de 58,5 pontos.

Conforme o presidente da federação, Gilberto Porcello Petry os resultados do último mês do ano sugerem um cenário positivo para a atividade industrial gaúcha nos primeiros meses de 2022. O industrial alerta, porém, que também há incerteza com a alta dos juros e da inflação, o risco fiscal e a pressão de custos provocada pelos aumentos nos preços dos insumos e matérias-primas, da energia elétrica e dos combustíveis.

O índice no fechamento de 2021 ficou acima da média histórica de 54,1 pontos, indicando confiança em nível bastante elevado. Já o Índice de Condições Atuais permaneceu estável em 53,1 pontos, o que representa a percepção de melhora nas condições correntes dos negócio. Em relação à própria empresa a percepção também é favorável, apesar da queda do índice de 56,3 para 55,7 pontos no período. Em contrapartida, o Índice de Condições Atuais da Economia Brasileira subiu de 46,2 para 47,9 pontos, mas continuou abaixo de 50. No último mês do ano, 31,1% dos empresários percebem piora na economia brasileira e 23,6% veem melhora.

EXPECTATIVAS

As expectativas da indústria gaúcha para os próximos seis meses voltaram a crescer, após três quedas seguidas. O Índice avançou 1,4 ponto em relação a novembro, para 61,2, em dezembro. Acima de 50 pontos, reflete otimismo, que subiu ligeiramente para a economia brasileira: de 54,4 para 55 pontos. Em dezembro, o percentual de otimistas, 34,9% dos empresários, é superior ao de pessimistas (14,2%). As expectativas sobre as próprias empresas registraram a maior alta do mês, 1,7 ponto, e o maior patamar entre todos os componentes da confiança: 64,3 pontos.

A pesquisa foi realizada entre 1º e 13 de dezembro com 212 empresas, sendo 47 pequenas, 66 médias e 99 grandes.