Dmae conclui conserto emergencial na estação São José II e abastecimento começa a ser normalizado

Foram instalados dois novos grupos de motor-bomba

Foto: Luciano Lanes / PMPA

Técnicos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) concluíram por volta das 6h da manhã desta quarta-feira (05), a instalação de dois novos grupos motor-bomba na Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) São José II, no bairro São José, na zona Leste de Porto Alegre. Com isso, os bombeamentos foram retomados e os reservatórios passam a encher. Os moradores do entorno da estação devem começar a sentir o retorno da água ainda pela manhã e o abastecimento seguirá em normalização para toda a região até a madrugada nos pontos mais altos da rede de distribuição do Partenon, Coronel Aparício Borges, São José, São José Comunitária e Vila João Pessoa.

“Era impossível prever que isso ocorreria, pois se deu em consequência a um temporal, mas o Dmae concentrou todos os seus esforços na solução mais rápida possível para voltar a atender a população” afirma o diretor-geral, Alexandre Garcia.

Enquanto o abastecimento estiver em processo de normalização, caminhões-pipa continuarão sendo enviados a pontos que serão definidos em conjunto com a Subprefeitura do Partenon. Durante essa terça-feira, o Departamento enviou caminhões-pipa para auxiliar a população desabastecida. Na noite de ontem, ao menos sete caminhões estavam levando água aos pontos: Rua da Represa e Manoel Bitencourt; Alameda Alta Tensão; 9 de Junho, esquina Clemente Pereira; Padre Ângelo Costa, ao lado da Escola América; Rua da Libertação com Dona Ani; Martins de Lima esquina Ernesto Araújo; e Alvaristo Rodrigues. Mais dois foram enviados à Cadeira Pública de Porto Alegre.

O funcionamento da estação foi restabelecido na noite de segunda-feira, quando a estação foi religada após conserto emergencial na Estação São Manoel. No entanto, ocorreu um curto circuito e os dois grupos motor-bomba foram queimados.

As atualizações podem ser acompanhadas pelo twitter @dmaePOA ou pelo site prefeitura.poa.br/dmae.

Bairros das zonas Norte e Sul também podem ter falta d’água nesta quarta

O Dmae também adverte que, na manhã desta quarta, a partir das 9h, pode faltar água em parte do bairro São Geraldo, na zona Norte, devido a uma interligação de redes. O abastecimento deve normalizar à noite.

No turno da tarde, das 13h às 18h, um desligamento programado de energia da CEEE-Equatorial vai paralisar a Estação de Bombeamento Parque Lavoura (rua Vereador Roberto Landel de Moura, 205), atingindo os bairros Campo Novo e Ipanema, na zona Sul. A previsão é normalizar durante a noite.