Todas as 21 regiões Covid do RS recebem Avisos na primeira semana de 2022

Média diária de casos aumentou para 75,9 a cada 1 milhão de habitantes em 3 de janeiro de 2022

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Depois de um mês sem Avisos e Alertas, o Gabinete de Crise e o Grupo de Trabalho (GT) Saúde emitiram Avisos, em conjunto, a todas as 21 regiões Covid do Rio Grande do Sul. A decisão se deu no início da tarde, ao fim de uma reunião comandada pelo governador Eduardo Leite, com participação do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior.

Conforme Leite, o Estado vive um momento que necessita atenção. O governador acredita que a variante ômicron já se mostra um potencial perigo aos gaúchos. “Os primeiros estudos indicam que a ômicron pode ser menos letal e causar menos casos de desconforto respiratório agudo, mas tem se visto, no mundo, pacientes apresentando febre alta e demandando cuidados de saúde”, destacou.

Segundo o governador, os recentes casos podem aumentar o fluxo de pacientes precisando de cuidados na rede de atenção primária e em leitos convencionais e de UTI.

No Rio Grande do Sul, dados recentes da Secretaria da Saúde (SES) apontaram para casos confirmados, nos últimos dias, tendo aumentado a média diária de 5,7 a cada 1 milhão de habitantes em 26 de dezembro de 2021 para 75,9 em 3 de janeiro de 2022. Esse aumento pode ser explicado em parte devido a atrasos de registro no sistema gerados pelos feriados de Natal e Ano-Novo, mas o aumento dos números é consequência também do aumento da transmissão. 

Vacinação de crianças

Conforme a Secretaria da Saúde, ainda não há, no Brasil, disponibilidade de vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para crianças entre cinco e 11 anos de idade. No entanto, já começou o trabalho de capacitação em boas práticas dos vacinadores. A Pasta montou um grupo de trabalho que vai organizar a operação em relação à estrutura, horário de atendimento, monitoramento de eventos adversos e esclarecimento de dúvidas da população.

No final de dezembro, a SES determinou que a vacinação contra a Covid-19 vai ser operacionalizada para todas as crianças de cinco a 11 anos que se apresentarem, acompanhadas pelos pais ou responsáveis, em todos os pontos de vacinação organizados no Sistema Único de Saúde (SUS), sem exigência de prescrição médica.