OMS alerta que aumento de casos da ômicron pode criar variantes de perigo ainda maior

Cepa se espalha rapidamente por todo o mundo

Foto: NIAID/Abr

O aumento de casos da ômicron em todo o mundo pode aumentar o risco de novas variantes ainda mais perigosas, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa nesta terça-feira. Embora a cepa esteja se espalhando rapidamente por todo o mundo, parece ser muito menos grave do que se temia e gerou esperanças de que a pandemia de coronavírus possa ser superada.

No entanto, a responsável de emergências da OMS, Catherine Smallwood, disse à Agência France Presse (AFP) que o aumento das taxas de infecção pode ter o efeito contrário. “Quanto mais a ômicron se espalha, mais se transmite e mais se replica, com mais probabilidades de gerar uma nova variante”, disse Smallwood.

A Europa registrou mais de cem milhões de casos de Covid-19 desde o início da pandemia e mais de cinco milhões de casos novos na última semana de 2021, “quase ofuscando o que vimos no passado”, destacou.

“Estamos em uma fase muito perigosa, estamos vendo que as taxas de infecção crescem de forma muito significativa na Europa ocidental e o impacto total disso ainda não está claro”, acrescentou. Segundo Smallwood, a crise sanitária do Reino Unido, provocada pela falta de profissionais devido à onda de infecções pela ômicron, pode se repetir em outros países europeus.

Quarta dose quintuplica anticorpos, revela estudo em Israel

Em Israel, um estudo concluiu hoje que a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 é “segura” e aumenta em cinco vezes o número de anticorpos contra o coronavírus. Foi o que disse o primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, em visita a um hospital que realizou um estudo sobre o assunto.

Bennet disse que a aplicação da quarta dose em 154 funcionários no Hospital Sheba, perto de Tel Aviv, demonstrou que o procedimento “funciona”.

“Uma semana após a quarta dose, sabemos com alto nível de certeza que a quarta dose é segura”, disse ele ao lado da professora Galia Rahav, chefe da unidade de doenças infecciosas de Sheba e diretora do estudo.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile