Primeira semana do ano começa com indicadores de 2021

Foto: Marcelao Casal Jr / Agência Brasil

Para quem pensava ao contrário, a economia não tira férias nem vai para a praia. Dessa forma, na manhã da segunda-feira, dia 3, o primeiro dia útil do Ano Novo, será conhecido o primeiro Boletim Focus de 2022, mas com uma visão da última semana do ano.

Além disso, da balança comercial do país em dezembro e no ano fechado de 2021, na segunda, dia 3O cenário projetado pelos especialistas já deverá trazer as avaliações feitas com base em pesquisas das últimas semanas que mostraram alguma acomodação da inflação para 2023 e 2024. Vamos conhecer nesta segunda, também, o resultado da balança comercial do país em dezembro e no ano fechado de 2021.

A semana também terá, no cenário interno, a divulgação do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) da última quadrissemana de dezembro pela Fundação Getulio Vargas. O índice integra o sistema de indicadores de preços ao consumidor da FGV. Na semana anterior, o IPC-S foi de 0,83%. A estimativa é de desaceleração para 0,77%.

A semana ainda terá a produção industrial de novembro, divulgada pelo IBGE na quinta-feira, dia 6. A expectativa é de uma alta de 0,6% no período, revertendo uma queda anunciada em outubro. Já a FGV apresenta Indicadores do Mercado de Trabalho, referentes ao mês de dezembro, também na quinta-feira (6).  O IAEmp caiu 4,1 pontos entre outubro e novembro, ficando em 83 pontos — menor nível desde abril de 2021.

Além disso, na área das privatizações, o BNDES reagendou a audiência pública marcada para discutir o processo da Eletrobras para a próxima quarta-feira, dia 5. A companhia deverá pagar 25,3 bilhões de reais à União após o processo de capitalização, de acordo com o valor do benefício dos contratos de concessão definidos pelo Conselho Nacional de Política Energética.

Já o superávit primário do setor público consolidado de novembro, divulgado na última quinta-feira, dia 30, o dobro do previsto, deve ajudar a aliviar a pressão sobre o dólar e os juros futuros. Mas poderá acirrar a demanda dos servidores por reajustes dos salários. Junto com tudo isso, investidores começam a olhar com mais atenção os resultados das pesquisas eleitorais.

No mercado internacional, notícias norte-americanas deverão influenciar as expectativas sobre o ritmo do aperto monetário já sinalizado pelo Fed. A ata da última reunião do FOMC (o comitê de mercado aberto do Fed) sai na quarta, dia 5; dois dias depois, será divulgado o relatório de emprego de dezembro. A estimativa mediana do mercado é da criação de 400 mil vagas, muito acima das 210.000 vagas em novembro.