Escritora gaúcha Lya Luft morre em casa, aos 83 anos, em Porto Alegre

Ex-professora universitária lutava, há sete meses, contra um melanoma

Autora foi patrona da Feira do Livro de Porto Alegre em 1996. Foto: Gustavo Roth/Arquivo/Fundação Piratini

A escritora Lya Luft morreu, na madrugada desta quinta-feira, aos 83 anos, em Porto Alegre. Natural de Santa Cruz do Sul, ela deixa sete netos, dois filhos e o marido. A Academia Riograndense de Letras – que homenageou a autora neste ano com o prêmio de “Escritora do Ano” – confirmou o falecimento.

Lya é uma das mais importantes escritoras do país, tendo sido escolhida patrona da Feira do Livro de Porto Alegre em 1996.

A causa da morte ainda não é confirmada. Luft, no entanto, vinha lutando, há sete meses, contra um câncer de pele do tipo melanoma, já na fase metastática. O corpo da autora deve ser cremado em cerimônia restrita aos familiares.

A gaúcha publicou 31 obras entre diversos gêneros – dentre eles, romances, coletâneas de poemas, crônicas, ensaios e livros para o público infantil. Foi colunistas em jornais, revistas e era professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Homenagens

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), se manifestou sobre a morte da escritora minutos após a confirmação. Em uma rede social, o político destacou que o Estado perde um dos maiores nomes da literatura. “Abre uma lacuna difícil de ser preenchida”, ressalta.

Já o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), lembrou do importante legado que Lya Luft deixa para a literatura e a sociedade brasileira. “Meus sentimentos aos familiares e amigos desta grande escritora”, declarou.