IGP-M atinge 17,78% no ano, a segunda maior variação desde 2002

Crédito: Getty Images/iStockphoto

O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) apresentou uma alta de 0,87% em dezembro, após variar 0,02% no mês de novembro, e acumula uma alta de 17,78% no ano. As informações foram divulgadas agora pela manhã pela Fundação Getúlio Vargas. Em comparação com os anos anteriores da série histórica, que teve início em 2002, esta é a segunda maior elevação do índice, motivado pelas transformações de consumo gerados pela pandemia.

Em dezembro de 2020, o índice havia subido 0,96% e acumulava alta de 23,14% em 12 meses, fechando o ano com a maior variação anual da série. Os números do mês foram influenciados pela aceleração de preços bovinos, reflexo da demanda doméstica e da retomada das exportações, além da aceleração dos preços de safras afetadas por geadas e secas, como o café.

O IGP-M se tornou parâmetro de corretoras de imóveis e locatárias na hora de definir reajustes de contratos sobre imóveis. O índice apresenta a variação dos preços ao consumidor e também acompanha o custo de produtos primários, preços no atacado, matérias-primas e de insumos da construção civil. Com o avanço da pandemia, o índice em 2020 ficou acima da inflação oficial do Brasil, medido pelo IPCA (Índice de Preços no Consumidor).