Ibovespa olha para 2022 com esperança de recuperação

Foto Rovena Rosa / Arquivo / Agência Brasil

Após um 2021 para esquecer, os estrategistas do mercado de ações veem espaço para recuperação da bolsa brasileira adiante — mas o caminho está longe de ser suave. O Brasil abrigou um dos índices acionários com pior desempenho ao redor do mundo, com o Ibovespa caminhando para sua primeira queda anual desde 2015, com um índice que deve chegar perto dos 11%.

Os principais analistas do mercado apontam uma tendência de um ganho médio de cerca de 20% para o mercado no próximo ano. Juros em alta, crescimento mais fraco e uma eleição que deixará os investidores apreensivos devem adicionar volatilidade. Aliás, nenhum analista previa o resultado de queda deste ano.

“Há espaço para alta”, disse Caesar Maasry, chefe do time de estratégia cross-asset de mercados emergentes do Goldman Sachs, em Nova Iorque. “Ainda assim, o cenário de médio prazo do Brasil é mais desafiador devido à falta de uma reforma tangível.”

O Ibovespa deve encerrar 2022 em 127.000 pontos, bem acima da faixa dos 105 mil pontos dos dois dias desta última semana de negócios.