Lojistas de shopping têm alta de 10% nas vendas de Natal comparado com 2020

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Um levantamento feito pela ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), com associados que representam cerca de 15 mil pontos de venda, mostra que o Natal de 2021 registrou um aumento real nas vendas de 10% real em relação ao ano passado, mas ainda distante de alcançar o patamar de 2019.

Conforme a entidade, as razões para este desempenho são a alta do dólar, inflação, desemprego elevado e a falta de confiança do consumidor, a falta de matéria-prima e ainda a questão logística. Segundo a ALSHOP, cerca de 123,7 milhões de consumidores foram às compras nesta época natalina.

De acordo com o levantamento, cerca de 77% dos consumidores compraram lembranças como maneira de se conectar com as festividades de final de ano. E os presentes mais procurados nesta ocasião foram roupas com 61%, brinquedos 37%, seguido de perfumes, cosméticos e calçados, ambos com 36% e acessórios, opção de 24% dos consumidores. 

Com esse desempenho, as vendas dentro dos centros comerciais em 2021 projetam cerca R$ 204 bilhões, o que representa um crescimento de 58% em relação a 2020, época em que os empreendimentos estavam afetados pela pandemia. Se comparada com 2019, o resultado revela uma redução de 3,5% das vendas. 

De acordo com a pesquisa da ALSHOP, as compras via e-commerce foram o principal canal de compras no Natal, com 45% da participação do público e as compras em shoppings atingiram 40%. As formas de pagamento mais utilizadas são foram dinheiro (48%), seguido do cartão de crédito (39%), cartão de débito (38%) e PIX (30%). 

 

Contratações de temporários

A fim de atender as demandas esperadas para este ano, os varejistas recrutaram 94,3 mil trabalhadores temporários, com o salário médio mensal entre R$ 1.600,00 a R$ 1.900,00, e a taxa de efetivação em média de 14%. Os segmentos que mais contrataram foram vestuário/acessórios/calçados com 57,9 mil vagas, seguido de hiper e supermercados com 18,9 mil vagas, artigos de uso pessoal e doméstico com 11 mil vagas, móveis e eletrodomésticos finalizando com 3 mil vagas.