Um temporal provocou o destelhamento parcial de 21 residências e duas empresas de pedras preciosas no Bairro Cassiano Fontes, na cidade de Ametista do Sul, no Norte do Estado. O prefeito Jadir Kovaleski informou que o vendaval ocorreu no final da tarde deste domingo, depois de um dia de intenso calor, como vinha ocorrendo nos últimos dias. “A Prefeitura distribuiu lonas para famílias afetadas e nesta segunda-feira será realizado um levantamento mais detalhada da situação”, disse.
Kovaleski disse que as famílias em situação de vulnerabilidade receberão auxílio do município, para que possam recuperar a cobertura. Em vários locais árvores foram derrubadas pelo vento.
Neste domingo, em vários municípios da região Norte, foram registradas chuvas esparsas, mas que não alteram a situação da escassez de água para moradores da zona rural, onde fontes naturais, rios e poços artesianos reduziram drasticamente a vazão.
As prefeituras mantêm a rotina de transportar água com carros-pipa para abastece caixas d´água comunitárias ou moradores de forma individual. Nos últimos dois meses, as precipitações pluviométricas ficaram abaixo de 80 milímetros. As baixas precipitações, aliadas às temperaturas elevadas reduzem a umidade do solo e afetam a produção agrícola.