IPC-S dispara 1,27% em Porto Alegre na segunda prévia de dezembro

inflação
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) amenizou o ritmo de alta em seis das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) na segunda prévia de dezembro. A exceção ficou com Porto Alegre, onde o indicador subiu 1,27% no período, depois de avançar 1,05% na primeira medição do mês no valor médio da cesta de consumo básica de alimentos.

Com inflação mais branda na passagem da primeira para a segunda leitura de dezembro, apareceram Salvador (1,31% para 1,23%), Brasília (2,01% para 1,80%), Belo Horizonte (1,10% para 1,06%), Recife (1,81% para 1,74%), Rio de Janeiro (1,46% para 1,29%) e São Paulo (0,79% para 0,49%).

O grupo de produtos que apresentou aumento de preço mais expressivo e em todas as capitais foi o de legumes, composto por batata, cenoura e cebola, cuja variação no mês foi pressionada, principalmente, por fatores climáticos que prejudicaram a colheita. Óleo de Soja e Café em Pó também apresentaram aumento de preços em todas as capitais. Açúcar e Carne Bovina tiveram tendência de alta em 6 das oito capitais, seguindo o padrão de alta verificado nos últimos meses.