Empresa da Serra gaúcha lança veículo 100% elétrico para entregas do e-commerce

Crédito: Divulgação

A startup Arrow Mobility, de Caxias do Sul/RS, desenvolveu uma van 100% elétrica voltada para entregas do e-commerce. Batizado de Arrow ONE, o veículo otimiza a logística das entregas, além de contribuir para o meio ambiente por meio da não emissão de CO2. A van possui um sistema batizado de One Shot Loader, que faz o carregamento das encomendas em apenas um movimento.

O mecanismo prevê uma plataforma que será carregada do lado de fora do veículo e depois inserida dentro da van, de forma automatizada. Outra novidade do modelo é o conceito de “Walk-in van”. Inédito no Brasil, ele permite que o motorista tenha acesso à carga sem precisar descer do veículo.

Com uma capacidade de carga de 17 metros cúbicos, 50% acima de uma van tradicional, o veículo conta com 250 quilômetros de autonomia, frenagem regenerativa e tempo de recarga total de menos de três horas.

A expectativa é que o investimento ‘se pague’ em pouco tempo, pois tem um custo energético até 80% menor se comparado a um veículo tradicional movido a combustíveis fósseis. Dessa forma para cada R$ 1,00 gasto com combustível, o Arrow ONE consome R$ 0,20 em energia elétrica”.

Start-up de mobilidade elétrica, a Arrow Mobility surgiu em Caxias do Sul/RS no ano de 2020 pelas mãos de três fundadores, Jocelei Salvador (Head de Engenharia), Julio Balbinot (Head de Estratégia e Marketing) e Marcelo Simon (Head de Desenvolvimento de Negócios).