A Associação Brasileira de Angus realizou, nesta segunda-feira (13), suas Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária na sede da Federasul, em Porto Alegre (RS). Com transmissão simultânea para seus associados, a entidade apresentou dados administrativos, de registros das raças Angus e Ultrablack, do marketing, além de projetos das áreas técnica e de fomento e números do Programa Carne Angus Certificada referentes a 2021. Durante o evento, foi definido o jurado da Expointer 2022, maior feira agropecuária do Rio Grande do Sul. O argentino Johnny Gutierrez foi escolhido por criadores durante a Assembleia Extraordinária para comandar as avaliações no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Heitor Pinheiro Machado será o suplente.
Em Assembleia Ordinária, a entidade destacou os registros definitivos da raça Ultrablack, que tiveram expansão de 25% de 2020 para 2021. No ano passado, a raça somava 209 animais com registros definitivos e neste ano chegou a 262. Expansão de 36,76% também foi observada nos registros provisórios. Enquanto em 2019/2020 eram 506 animais, em 2020/2021 foram 692 exemplares. O crescimento foi apresentado pelo gerente de Fomento da Angus e superintendente da raça Ultrablack, Mateus Pivato. Atualmente, segundo ele, há 56 animais 2ª geração com registro provisório. Além disso, sete touros Ultrablack estão em centrais de inseminação para coleta de sêmen. “Isso nos mostra que a raça vem crescendo e se consolidando como mais uma ferramenta para produção de qualidade em solo brasileiro”, reforça Pivato.
No caso da raça Angus, de janeiro a novembro de 2021, 14.941 animais foram registrados. Destes, 8.896 são Puros de Origem (PO) e 6.045 são Puros Controlados (PC). “Nossa expectativa é que os registros de exemplares da raça cresçam cada vez mais. Isso porque o registro garante maior qualidade aos criadores, uma vez que esses animais passam pelo crivo dos inspetores técnicos”, pontua o presidente da Associação, Nivaldo Dzyekanski.