O painel Covid-RS – em que são apresentados os números relativos à pandemia no Rio Grande do Sul – segue sem ser atualizado, pelo terceiro dia seguido. A situação ocorre desde a última sexta-feira, quando os sistemas do Ministério da Saúde foram alvo de um ataque hacker, por parte do Lapsus$ Group, que assumiu a autoria da invasão.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os sistemas de notificação permanecem em manutenção. Com isso, os bancos de dados seguem indisponíveis. Ainda conforme a pasta, para a normalização do painel Covid-RS, também é necessária a estabilização nos sistemas do Ministério da Saúde, que divulgou, no último sábado, que a normalização era prevista para esta semana.
No último sábado, dia em que o Rio Grande do Sul deixou de publicar a atualização pela primeira vez, a SES publicou uma nota através do Twitter. No comunicado, a pasta afirmou que a invasão das plataformas do órgão federal não impactou nos sistemas de registro de contaminações e mortes relacionadas ao coronavírus, mas pode afetar dados referentes à vacinação, com congelamento temporário da informações.
O Ministério da Saúde sofreu um ataque hacker na madrugada da última sexta. Na ocasião, a invasão tirou do ar o site do Ministério, o Painel Coronavírus, o e-SUS Notifica, o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e o Conecte SUS, que exibe dados de vacinação contra a Covid-19.