Pesquisa revela que sete em cada 10 brasileiros estão pessimistas com a economia

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria revela que sete em cada dez brasileiros estão pessimistas quanto à situação econômica do Brasil, avaliando que a situação da economia está ruim ou péssima. O levantamento aponta que 47% classificam o cenário péssimo e 23% acham ruim, contra 21% que consideram regular,7% dizem estar boa e apenas 1% vê o quadro como ótimo.

Considerando a inflação, 73% dos entrevistados pela CNI avaliam que os preços aumentaram, 15% dizem que ficaram iguais e somente 8% veem uma redução. Um total de 3% não soube responder. E a pesquisa aponta ainda que 73% dizem ser afetados ou muito afetados pelo aumento dos preços, e 54% acreditam que a inflação deve aumentar e 74% pretendem reduzir gastos para atravessar a situação de aperto na economia.

No mesmo levantamento, 61% dos brasileiros têm receio de perder o emprego, sendo que para 16% esse temor é muito grande. A pesquisa entrevistou 2.016 pessoas, com idade a partir de 16 anos em todo o país, entre os dias 18 e 23 de novembro.